Nem todas as pessoas que roncam são obesas; mas a maioria das pessoas obesas ronca. Dessa forma, é possível relacionar a obesidade e o ronco.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a relação do ronco com a obesidade, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Por que o ronco é produzido?
Ao dormir, os músculos do corpo relaxam. Quando esse relaxamento é excessivo, o local pelo qual o ar passa pode ser modificado e isso gera uma vibração diferente que causa sons ou roncos. Portanto, se você se deitar de costas, é mais provável que ronque.
Em pessoas com excesso de peso, o ronco é comum, independentemente da posição que escolhem dormir.
No caso de pacientes magros, pode ser devido à presença de amígdalas grandes, desvio no septo ou patologias raras do palato, língua ou laringe. O diagnóstico de níveis de obstrução é motivo de consulta frequente na prática da otorrinolaringologia.
Os homens roncam mais do que as mulheres. A cada quatro homens há duas mulheres que roncam.
Mulheres na pós-menopausa também tendem a roncar mais. 40% dos adultos roncam pelo menos ocasionalmente, e 20% geralmente o fazem. Até 10% das crianças também roncam.
Relação do ronco com a obesidade
O ronco está intimamente relacionado ao excesso de peso e, como atualmente temos altas taxas de obesidade, torna-se a principal causa de ronco.
Como vimos, o ronco ocorre quando há um impedimento para a passagem de ar no trato respiratório superior. Essa área é facilmente dobrável e, quando essas estruturas entram em contato e vibram durante a respiração, ocorre o ronco.
A isso deve ser adicionado outra coisa, e isso é que uma pessoa obesa tem muito mais gordura:
- Por um lado, no nível abdominal, o que faz com que a capacidade ventilatória no tórax diminua.
- Por outro lado, deposita mais gordura ao nível do pescoço que comprime a garganta.
Durante o sono, em um esforço para ventilar melhor, a pessoa obesa abre a boca e rouca mais do que o habitual; da mesma forma, o obeso tem uma tendência maior a dormir de costas pelo volume que tem.
Dessa forma, as vias aéreas estão completamente obstruídas, parando a ventilação por alguns segundos, isso é chamado de apneia do sono.
Essa obstrução total faz com que a pessoa pare de receber oxigênio no cérebro por alguns segundos, produzindo uma sensação de asfixia que desperta o paciente até 100 vezes em uma hora.
O fato de muitos obesos com diabetes tipo 2 terem apneia do sono e não saberem isso é problemático devido às graves consequências clínicas, mesmo que não haja sintomas.
Dicas para parar de roncar
Libere o nariz
Se suas narinas estiverem liberadas, é menos provável que você respire pela boca. Você pode usar os sprays clássicos de água para remover qualquer tipo de sujeira nasal.
Além disso, melhora a condição dos pequenos cílios responsáveis pela liberação de alérgenos e poeira.
Não fume ou beba álcool, pois é uma causa do congestionamento acima mencionado. Se você não puder, tente não fumar pelas quatro horas antes de ir para a cama e limite o consumo de álcool a apenas dois dias por semana.
Verifique sua mandíbula
Uma mandíbula retraída pode contribuir para o fenômeno do ronco, já que a língua é mais propensa a recuar e obstruir as vias aéreas ao dormir.
Para verificar se você sofre com isso, morda com os dentes acima; se os dentes inferiores estão marcadamente atrás dos superiores, você sofre com isso.
Para mitigar os efeitos, recomenda-se um dispositivo de avanço da mandíbula. Os dentistas podem fazê-los sob medida.
Mova-se e exercite-se
Se você tem um pescoço grosso, é fácil para você acabar roncando. Os homens armazenam muito mais gordura no pescoço do que as mulheres, então tendem a roncar muito mais.
Qualquer homem com um pescoço mais gordo do que o normal certamente roncará. Portanto, o exercício ajudará você a perder gordura não apenas nessa área, mas também no resto do corpo.
Uma vida sedentária está condenada a barulhos noturnos intermináveis e irritantes. É melhor prevenir do que remediar e, além de acabar com essa eterna rotina desconfortável, aproveite a oportunidade para levar uma vida mais saudável e equilibrada, mas acima de tudo, sem ronco.
Gostou de saber mais sobre a relação do ronco e da obesidade? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!